.

domingo, 20 de junho de 2010

Os Benefícios do Karaté


Benefícios que a prática do Karaté trás ao organismo humano


Fases cronológicas da idade


No adolescente, os três elementos considerados (somático, psíquico e de convivência) têm uma metamorfose especial e, ainda que persistam, seu grau de importância varia. Assim na área física uma vez finalizado ou quase pronto o desenvolvimento da pessoa, pouco ou nada varia, a não ser para aumentar a sua potência musculação capacidade de resistência, etc.


Em compensação os aspectos psicológicos e de comportamento têm grande importância ante todas as dúvidas que aparecem na vida do individuo nesta época. A desorientação profissional, a frequente ruptura de gerações com um desejo prematuro de emancipação as dificuldades inerentes á sociedade actual, unidas ás primeiras experiências com álcool, sexo, etc.


São elementos perturbadores com que a adolescia se depara. Portanto conseguir um máximo equilíbrio psicológico nesta época, é o melhor que o Karaté pode conferir aos seus jovens praticantes.


As duas últimas fases consideradas têm linhas de transição pouco marcadas e assim os benefícios misturam-se em maior ou menor medida, de acordo com os indivíduos.


Na plena juventude, o Karaté ajuda ainda mais a potencia a capacidade física: muscular respiratória cardíaca etc. Será aperfeiçoado seu controle e aproveitará ao máximo as suas possibilidades.


È a época da competição. O indivíduo mede-se com os seus iguais e se auto-realiza na prática total: ou consegue a maior auto-estima no aperfeiçoamento da arte.


Do ponto de vista gráfico a sua entrega ao desporto condiciona certas limitações positivas contra certos hábitos nocivos; tabaco, álcool, etc.Psicologicamente e independente dos benefícios obtidos até este momento, esta plenitude traduz-se em um equilíbrio de resposta frente a situações de stress da vida quotidiana.


Na ultima fase considerada devemos assinalar antes de mais nada a grande diferença existente entre aquele grupo de indivíduos que sempre praticam desporto especialmente alguma Arte Marcial outras pessoas que pela primeira vez chegaram a um ginásio.


Para estes últimos o grande problema será a falta de hábito a inconstância e o abandono a curto prazo quase sem tempo de constatar os benefícios e qualidades.


Para o outro grupo já veterano a passagem de tempo condiciona-os e de alguma forma os impede de abandonar a práticaAtravés do Karaté vão conseguir atrasar a acção deteriorante dos anos conservando o tónus muscular, a agilidade o sentido de equilíbrio resistência etc.


A camaradagem e o trabalho com indivíduos de outras idades mantém-nos integrados numa via desportiva com benefícios psicológicos ajudando não apenas a comprar saúde para as suas artérias contra a obesidade como desintoxicante dos conflitos domésticos, profissionais, etc.


Por último a experiência acumulada nos anos de prática permitirá obter algo mais importante que será a aproximação do conhecimento das suas próprias capacidades, limitações e identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário